Notícias jul 18, 2024

Alunos doam 800 kits básicos e constroem casa no Quênia

Comitiva das Escolas Premium realizou ações em povoado situado a 600 km da capital Nairóbi.

Uma experiência de solidariedade marcou a jornada de oito alunos das Escolas Premium do Grupo SEB, que recentemente se dedicaram a uma missão humanitária em Musanda, povoado localizado a 600 km da capital do Quênia.

Em parceria com a fundação The Nasio Trust, os estudantes não apenas entregaram cerca de 800 kits de higiene, contendo sabonetes e produtos essenciais, como também contribuíram ativamente para a construção de uma nova casa para uma família necessitada.

Durante a viagem, os alunos participaram de diversas atividades socioambientais, incluindo produção de sabonetes em colaboração com mães solteiras, higienização de residências afetadas por jiggers em conjunto com viúvas locais e implementação de projetos agrícolas e de nutrição com a produção de espirulina.

A delegação brasileira composta por estudantes e corpo docente das Escolas Premium se engajou em atividades de prevenção ao HIV e outras doenças no hospital local, além de distribuir as doações e orientar as pessoas sobre o uso dos materiais de higiene.

Coordenador de Ensino Médio no Pueri Domus, Igor Costa abordou a importância dessas iniciativas. Para ele, essa é uma maneira de os estudantes aplicarem seus conhecimentos em um contexto real, promovendo um impacto positivo e duradouro no mundo.

Catarina, estudante da Escola Carolina Patrício, compartilhou suas impressões sobre a vivência humanitária no Quênia. “A principal experiência foi a ida à escola para entregar as doações e ensinar todas as crianças a usar os kits. A minha doação em específico foi lápis de cor, massa de modelar, estojo e, em nosso grupo, também doamos materiais escolares e de higiene”, lembra.

Lucca, intercambista da Escola Bilíngue Pueri Domus, compartilha que a oportunidade o aproximou de uma nova cultura, permitindo-lhe contribuir de maneira positiva para a sociedade. “Usando recursos e acessos que temos no Brasil, impactamos positivamente o lugar onde estamos aqui no Quênia”, menciona.

Parte dos recursos da viagem é dedicada ao financiamento dessas ações sociais que beneficiam a população queniana. Além de conhecer a cultura e a história de Musanda, os estudantes participam de uma trilha diplomática ao visitar a Embaixada do Brasil em Nairóbi e a sede da ONU na África, considera a terceira maior do planeta.

Durante os 10 dias no Quênia, Lucca, com o sonho de se tornar arquiteto, relata sua experiência na reconstrução da casa para uma família cuja residência foi destruída pelo fogo. Anteriormente, o lar abrigava cinco pessoas em um único cômodo. Com o apoio da vizinhança, os alunos construíram a nova moradia, com mais espaço e divisões separadas para pais e filhos.

“Entramos em contato com a comunidade e trabalhamos juntos, o que contribuiu para que, em menos de um dia, construíssemos uma casa melhor ainda para a família. Projetos como esse são muito importantes porque envolvem vários setores da economia e do comércio da região”, finaliza Lucca.

Pedro, também do Pueri Domus, descreveu seu envolvimento na campanha contra os jiggers. “Fizemos a campanha contra os jiggers, bichos que entram no pé das pessoas e começam a necrosar a pele. Auxiliamos tanto na remoção dos insetos quanto no tratamento das casas de pau a pique, evitando esse problema”, avalia.

Além das atividades práticas, os alunos do Ensino Médio (High School) também se envolveram em ações educativas, compartilhando conhecimentos sobre saúde, higiene e educação com os moradores de Musanda.

A experiência não apenas fortaleceu o espírito de solidariedade e cooperação entre os jovens, mas também deixou um legado significativo de apoio e cuidado no coração da África, demonstrando o impacto positivo que a educação e o engajamento comunitário podem ter em contextos globais.

Confira imagens dos alunos em vivência humanitária no Quênia: