AUTOR:
Carolina Patrício
ASSUNTO:
Notícias
Quase 25% dos estudantes brasileiros afirmam sofrer bullying na escola, de acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. O mesmo levantamento informa que a aparência do corpo, o formato do rosto e aspectos raciais são os principais motivos de intimidação no ambiente escolar.
Pensando nisso, entrevistamos a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Carolina Patrício, Lúcia Melo, para explicar por que é necessário combater a violência e que ações são adotadas para evitar a prática do bullying no ambiente escolar.
Continue lendo e saiba mais sobre o tema!
Inicialmente, é importante entender o que é bullying. Esse tipo de violência está caracterizado na Lei nº 13.185, que o classifica como uma intimidação sistemática de atos físicos ou psicológicos, podendo envolver humilhação e discriminação por meio de ataques, insultos, ameaças e comentários pejorativos, por exemplo.
Existem várias razões pelas quais o bullying na escola deve ser combatido, pois a violência pode deixar marcas nos estudantes para toda a vida.
Entre os impactos do bullying escolar, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Carolina Patrício destaca os efeitos dessa prática maldosa na saúde mental: “o bullying pode ter um impacto significativo na saúde mental dos estudantes, levando à ansiedade, depressão e baixa autoestima”.
A especialista relata impactos na aprendizagem, à medida que o bullying prejudica a capacidade dos estudantes de se concentrar na escola, e na segurança dos alunos, que sofrem com um ambiente inseguro e hostil para a aprendizagem.
Além disso, Lúcia Melo destaca o bullying na escola como um desafio para a responsabilidade social. “É importante ensinar os alunos sobre responsabilidade social e respeito pelos outros e combater o bullying é uma parte importante desse processo”, afirma.
Neste momento, você sabe o que é e por que é importante combater o bullying escolar. Mas quais são as formas de evitar esse tipo de violência no ambiente da escola? Confira!
“É importante que as escolas ensinem os alunos sobre o bullying e seus efeitos negativos, bem como a importância de respeitar os outros e ser um aliado contra o bullying”, explica Lúcia Melo.
“As escolas devem ter políticas claras sobre o bullying e procedimentos para denunciar e investigar incidentes de bullying”, indica a especialista.
A Coordenadora Pedagógica também recomenda que as escolas devem oferecer apoio e recursos para estudantes vítimas de bullying, além de lançar programas de aconselhamento sobre o impacto emocional do bullying.
“As escolas devem agir rapidamente para investigar e resolver incidentes de bullying, para impedir que a situação piore e para proteger a segurança dos alunos”, diz Lúcia Melo.
Para a Coordenadora Pedagógica, as famílias dos alunos também podem ajudar a combater o bullying. Nesse sentido, é preciso ensinar os filhos a serem respeitosos com os outros, devendo quaisquer incidentes de bullying ser relatos à direção da escola.
Outra medida de combate ao bullying no ambiente escolar envolve os professores, que devem receber treinamento para reconhecer e lidar com a violência, além de saber como apoiar os alunos vítimas ou perpetradores de bullying, comenta Lúcia Melo.
Por fim, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Carolina Patrício afirma que as instituições escolares podem implementar programas de prevenção ao bullying, desenvolvendo a empatia e as habilidades sociais dos estudantes.
A Escola Carolina Patrício adota estas ações para criar um ambiente livre do bullying:
Neste conteúdo, você aprendeu o que é e como combater o bullying na escola, uma prática de violência física ou psicológica que pode afetar tanto um indivíduo quanto um grupo. Por isso, a instituição pedagógica deve adotar uma série de ações para evitar que esse ato prejudique o aprendizado e a integridade dos estudantes.
Gostou do artigo? Se sim, siga as nossas redes sociais e veja outros materiais sobre o tema. Estamos no Facebook e no Instagram!