AUTOR:
Carolina Patrício
ASSUNTO:
Notícias
A Escola Carolina Patrício é finalista do 9º Festival Curta na UERJ, uma iniciativa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para promover as melhores produções audiovisuais em âmbito regional e nacional.
Com o suporte dos professores, os alunos do Y7 realizaram um projeto ambiental com compostagem, um processo de reciclagem da matéria orgânica que transforma o lixo em adubo natural para a vegetação.
A ação desenvolvida na Escola Carolina Patrício foi registrada no vídeo “Composteira Didática: uma prática sustentável como ferramenta de transformação social”, que concorre no festival cinematográfico da UERJ.
Com vídeos de até 10 minutos, esta edição do Festival, que já lançou mais de 500 obras audiovisuais nos últimos 8 anos, discute o papel da ciência na sociedade.
O curta-metragem da Escola Carolina Patrício tem como tema central uma solução de criatividade para o desperdício de comida, que acarreta um prejuízo ambiental e social. No Brasil, o lixo corresponde, em grande medida, à matéria orgânica, apesar de apenas 0,04% desse total ser utilizado em compostagem.
VEJA POR QUE REALIZAR PROJETOS NA ESCOLA SOBRE SUSTENTABILIDADE!
“Vendo essa triste realidade, nós do Y7 pensamos em como criar um impacto muito positivo para a sociedade”, diz a aluna Sara, da Escola Carolina Patrício.
“A ideia foi sensibilizar esses alunos para demonstrar um processo que se tornou usualmente linear na nossa sociedade, em que os alimentos são produzidos, consumidos e descartados”, comenta Pedro Cardial, professor de Science na Escola Carolina Patrício.
Um dos responsáveis pela produção do curta-metragem, o educador especialista afirma que o processo de produção, consumo e descarte de insumos pode ser cíclico, assim como ocorre na natureza.
“Nesse sentido, as composteiras são ferramentas aliadas. Então, durante as aulas, os alunos se envolveram com a técnica das composteiras utilizando-se de materiais reciclados a custo zero”, complementa.
Os vencedores do 9º Festival Curta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro serão anunciados ao público em cerimônia de premiação no dia 31 de agosto, às 15h, no auditório 93 do Campus Maracanã. O endereço é Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.