AUTOR:
Carolina Patrício
ASSUNTO:
Notícias
O High School no Brasil amplia o contato dos alunos com outras culturas e aprimora o raciocínio, o senso crítico e o conhecimento geral em inglês. A modalidade se soma ao Ensino Médio, que dura em média 3 anos e contribui para fortalecer habilidades e atitudes.
Para aprofundar o tema, entrevistamos a counselor e coordenadora do Programa de High School na Escola Carolina Patrício, Claudia Widder, que explica por que o High School contribui para a educação no Brasil, quais são as atividades do programa educacional dos Estados Unidos e onde matricular os estudantes na modalidade com dupla diplomação.
Boa leitura!
Antes de tudo, é necessário entender o que é High School, modelo que representa o Ensino Médio em países com influência anglo-saxã, isto é, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e muitos outros. O High School no Brasil segue, em geral, o programa norte-americano, além de integrar os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O High School é uma opção interessante para complementar o currículo do Ensino Médio brasileiro. Assim, o estudante consegue realizar todas as disciplinas exigidas pela BNCC enquanto têm contato com as matérias da matriz norte-americana, qualificando-se para o mercado de trabalho internacional e para solucionar os desafios globais.
“O High School é uma proposta que chega ao Brasil para dar conta de escolas brasileiras que não têm currículo internacional e querem ofertar para o seu público uma dupla diplomação, preparando esse aluno de forma mais acadêmica, principalmente em língua inglesa”, afirma Claudia Widder.
Ao final do ciclo escolar, o aluno da escola com o diferencial da dupla diplomação recebe um certificado do Ensino Médio brasileiro e uma certificação do High School norte-americano, podendo usar os documentos para ingressar em universidades nacionais e internacionais.
“O currículo leva em consideração a base curricular brasileira, com créditos ofertados pelas disciplinas de Biologia, Química, Física, Matemática, Português, História e Geografia, por exemplo, e traz disciplinas que não são contempladas pelo currículo brasileiro, como English 1A, de introdução à escrita e à literatura norte-americana”, explica a coordenadora.
Além das disciplinas de inglês, ofertadas semestralmente, as turmas podem escolher cursos do currículo norte-americano, a exemplo de Public Speaking, que desenvolve a oratória e aprofunda habilidades para se apresentar em público.
No projeto final de Public Speaking, os alunos da Escola Carolina Patrício precisam preparar o discurso sobre um tema específico e, depois, gravar uma apresentação em vídeo a ser avaliada pelos professores da Texas Tech University High School.
O High School no Brasil também oferta, geralmente, a disciplina de US Economics, na qual são lecionados tópicos de economia, mercado financeiro e modelo de taxação de impostos nos estados norte-americanos.
“Os alunos também têm a disciplina de US Government ou Governo Americano, em que entendem o modelo eleitoral, o processo de independência e como esses estados funcionam. Há, ainda, US History e Escrita Criativa, curso este voltado à prática de escrita exigida nas aplicações para as universidades lá fora”, informa Claudia Widder.
“Para os alunos que pretendem estudar em uma universidade nos Estados Unidos, no Canadá ou em países da Ásia e da Europa, partir de uma formação que dá conta do inglês a nível acadêmico é muito importante, principalmente se puder fazer isso de forma processual”, explica a counselor e coordenadora do Programa de High School na Escola Carolina Patrício.
Com mais de 40 anos de referência em educação no Rio de Janeiro, a Escola Carolina Patrício conta com um modelo apoiador da prática de aplicação para ingresso nas universidades nacionais e internacionais.
As turmas frequentam encontros com professores e representantes de instituições de ensino superior dos Estados Unidos, além de receber o suporte do corpo docente nas disciplinas do High School e do Ensino Médio.
Por fim, a Escola Carolina Patrício oferece o diferencial da dupla diplomação para os estudantes de High School, que conseguem o diploma de Ensino Médio, ao concluírem o ciclo de três anos, e a certificação internacional, com a graduation da Texas Tech University High School.
Neste artigo, você entendeu o que é, como funciona e por que realizar o High School no Brasil, um modelo incorporado pelas melhores escolas do país para oferecer aos alunos disciplinas do currículo norte-americano, além dos componentes da BNCC. Uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino e com o diferencial da dupla diplomação faz toda a diferença!
Gostou do conteúdo? Se sim, continue se informando sobre as novidades da educação. Agora, veja o que é After School e por que investir no contraturno escolar.