AUTOR:
Carolina Patrício
ASSUNTO:
Notícias
A escola bilíngue oferece uma oportunidade singular para o desenvolvimento de habilidades, ampliação de conhecimentos e a adoção de atitudes positivas. Ao estimular a fluência linguística em mais de um idioma, a abordagem proporciona uma visão abrangente da sociedade e melhora a compreensão sobre diferentes culturas.
Em um mundo cada vez mais globalizado, a escola bilíngue se torna um fator decisivo na vida de jovens líderes. Sendo assim, convidamos a coordenadora pedagógica Claudia Widder, da Escola Carolina Patrício, para nos ajudar a entender o que é, como funciona e por que essa modalidade de ensino é um diferencial.
Boa leitura!
Uma escola bilíngue é aquela que tem um currículo único, integrado à proposta pedagógica e ministrado em duas línguas de instrução, diz a especialista. Ela acrescenta que a escola bilíngue engloba o idioma-alvo nas disciplinas acadêmicas, proporcionando aos alunos uma base sólida para se tornarem cidadãos globais bem-sucedidos.
Até aqui, você sabe o que é uma escola bilíngue. Mas como esse tipo de instituição de ensino funciona em cada segmento, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Confira!
“Na Educação Infantil, temos uma exposição em que a professora regente fala em inglês e as aulas com os especialistas são ministradas em língua portuguesa. A frequência vai de 90%, chegando no Kindergarten [Jardim de Infância] com a presença de duas regentes que conduzem o currículo concomitante, na língua mãe e na língua adicional”, afirma Claudia Widder.
A coordenadora pedagógica da Escola Carolina Patrício explica que, no Ensino Fundamental Anos Iniciais – primeiros 4 anos do ciclo de aprendizagem do Ensino Fundamental –, as aulas são ministradas por duas regentes que seguem o currículo único e integrado.
A especialista comenta que, no Ensino Fundamental Anos Finais – correspondente ao período do 6º a 9º Ano –, algumas disciplinas são ministradas em língua adicional. Na Escola Carolina Patrício, estas matérias são oferecidas em inglês aos alunos:
Por fim, os alunos do Ensino Médio/High School têm aulas de Language Arts, além de disciplinas específicas do currículo brasileiro e das atividades extracurriculares (After School). Na Escola Carolina Patrício, ainda há a oferta do programa de dupla diplomação, em parceria com a Texas Tech University (TTK-12).
A dupla diplomação é extremamente importante, já que os alunos recebem um diploma válido tanto no Brasil quanto no exterior. Com uma formação acadêmica reconhecida internacionalmente, eles podem usufruir de oportunidades de estudo e carreira no mercado global.
“A oferta de um currículo bilíngue expande a exposição de conteúdo acadêmico, gerando um repertório mais vasto que traz para nosso educando uma visão global e abrangente”, conta a coordenadora pedagógica.
SAIBA COMO ESCOLHER A ESCOLA IDEAL PARA SEU FILHO!
Igualmente, a educadora cita este estudo, que comprova a relação entre a fluência em duas línguas, estimulada pela escola bilíngue desde cedo, e a capacidade de resolução de conflitos.
“Percebe-se que um aluno participante de um currículo bilíngue desenvolve competências e habilidades socioemocionais para dar conta de situações-problemas com mais desenvoltura”, complementa Claudia Widder.
“Por terem um currículo abrangente, integrado e voltado para o desenvolvimento acadêmico sobre as principais questões do mundo atual, os alunos são expostos a projetos, discussões e pesquisas”, responde.
Nesse sentido, a coordenadora pedagógica da Carolina Patrício situa que a escola bilíngue aguça estas competências nos estudantes:
“A Escola Carolina Patrício oferece um currículo integrado e isso garante uma exposição mais eficiente e realista para os educandos. Nossos alunos são expostos, desde as primeiras séries, aos conteúdos nas duas línguas”, explica a coordenadora pedagógica da Escola Carolina Patrício.
Ela pontua, ainda, que o aluno é chamado a vivenciar as duas línguas de maneira real, por meio de projetos e de aulas com metodologias ativas. Tudo isso leva o estudante a assumir o protagonismo de sua aprendizagem.
A Escola Carolina Patrício tem resultados que superam a exigência da normativa imposta às escolas bilíngues. Os alunos superam o resultado esperado pelo documento, que exige que mais de 80% dos estudantes do Year 9 – última série do Ensino Fundamental Anos Finais – habilitem-se no nível B1 (Pré-Intermediário).
Na Escola Carolina Patrício, o resultado do teste de fluência em inglês é superior ao valor exigido pela normativa, já que os estudantes atingem o nível B2 (Intermediário) e C1 (Avançado).
Além disso, os alunos concluintes do High School da Escola Carolina Patrício realizam o processo de admissão em universidades internacionais e são, geralmente, aceitos pelas instituições de ensino no exterior. Um resultado de 100% de aproveitamento em termos de ensino bilíngue.
Reconhecida pela excelência do programa bilíngue, a Escola Carolina Patrício conta com educadores especialistas e uma sólida parceria com as melhores universidades do Brasil e do mundo. Com um método pedagógico inovador, a instituição proporciona aos estudantes uma educação integrada, preparando-os para os desafios do século 21.
Estudar em uma escola bilíngue de referência no Rio de Janeiro é uma oportunidade única para ampliar horizontes e alcançar um futuro promissor. A modalidade de ensino proporciona aos alunos a habilidade de se comunicar em dois idiomas desde cedo, conquistando um diferencial educacional para ter sucesso na vida pessoal e profissional.
Quer conhecer melhor os diferenciais da Escola Carolina Patrício? Agende sua visita na Unidade mais próxima!