AUTOR:
Carolina Patrício
ASSUNTO:
Eventos
Oferecer feedback aos alunos é uma ferramenta essencial no ambiente escolar, atuando como um guia que orienta os indivíduos no processo de aprendizagem. Quando bem aplicado, pode transformar o rendimento acadêmico, aumentar a motivação e promover o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
Pensando nisso, explicamos adiante as características de um feedback construtivo, a importância de discutir a performance acadêmica e como oferecer esse comentário de maneira eficaz na escola.
Boa leitura!
Um feedback construtivo é aquele que, além de apontar erros e acertos, oferece sugestões práticas e encorajamento para o progresso contínuo. Deve ser específico, descrevendo claramente o comportamento ou o trabalho que está sendo avaliado.
Além disso, um feedback eficaz deve ser fornecido em um ambiente de respeito e empatia, evitando qualquer forma de julgamento pessoal que possa desmotivar o aluno.
O feedback construtivo ajuda os estudantes a compreender melhor suas habilidades socioemocionais e limitações em algumas áreas, estimulando uma autoavaliação crítica e consciente. Atrelado a uma educação humanizada, o resultado aparece no aprimoramento contínuo e na busca por excelência acadêmica.
Igualmente, o comentário positivo pode aumentar a autoestima e a confiança dos educandos, incentivando-os a enfrentar desafios com mais determinação na escola. Ele também estabelece uma comunicação aberta entre professores e alunos, fortalecendo o relacionamento e criando um ambiente de aprendizagem mais motivador.
Até agora, você identifica as características e reconhece a importância do feedback. Mas como oferecer um comentário construtivo para crianças e adolescentes? Veja!
A lista começa com esta dica: evite generalizações no momento de realizar feedbacks. Ao invés de dizer “bom trabalho”, explique o que exatamente foi bem feito, como “gostei da maneira como você estruturou seu argumento no segundo parágrafo”. Desse modo, o aluno consegue entender o que está sendo valorizado pelo educador.
Comece destacando os pontos positivos antes de abordar as áreas que precisam de melhorias. Com essa dica, você evitará que o jovem se sinta desencorajado, mostrando que reconhece seus esforços.
Em vez de focar apenas nos erros, sugira maneiras específicas para que o aluno possa melhorar no futuro. A partir dessa orientação, ele conseguirá ter as ferramentas para aprimorar seu desempenho nas próximas atividades.
Ao mesmo tempo, o feedback deve ser dado o mais próximo possível do exercício avaliado. Desse modo, as observações estarão frescas na mente da pessoa, que pode aplicar as sugestões imediatamente em sala de aula.
É necessário que os alunos se sintam confortáveis ao receber feedback. Sendo assim, demonstre empatia e esteja aberto para ouvir suas perspectivas, assegurando que eles entendam que o objetivo do comentário é ajudá-los a crescer e aprender.
Neste conteúdo, você entendeu que oferecer feedback aos alunos é uma prática que, quando bem realizada, pode revolucionar o processo de aprendizagem. Ele não apenas orienta a jornada educacional, como também fortalece a confiança, promove a autoconfiança e cria um ambiente escolar mais colaborativo.
Para mais dicas e informações educativas, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!