AUTOR:
Carolina Patrício
ASSUNTO:
Notícias
Você conhece a importância das habilidades socioemocionais? Cada vez mais centrais para a resolução dos desafios atuais, essas aptidões envolvem o lado psicológico do ser humano e atuam tanto no autoconhecimento quanto no convívio harmônico em sociedade.
Pensando nisso, entrevistamos a Coordenadora do Ensino Médio da Escola Carolina Patrício – Unidade Golfe Olímpico, Sarah Willemes, que informa a importância das habilidades socioemocionais, o papel da escola no desenvolvimento das soft skills e as atividades que aprimoram o controle das próprias emoções.
Boa leitura!
As habilidades socioemocionais são relativas ao convívio e à interação entre as pessoas, motivo pelo qual precisam ser estimuladas desde cedo no ambiente escolar. Isso é o que afirma a Coordenadora do Ensino Médio da Escola Carolina Patrício, para quem o incentivo a projetos integrados e colaborativos faz toda a diferença.
“Vimos conseguindo estimular o desenvolvimento de competências tão fundamentais na sociedade, tais como a consciência de pertencimento a um lugar, seu papel e seu poder de integração com os outros, além do respeito às diferenças”, acrescenta Sarah Willemes.
A Coordenadora do Ensino Médio esclarece que jovens que desenvolvem as habilidades socioemocionais desde cedo, ao longo da infância e da adolescência, tendem a se tornar adultos mais seguros, assertivos, resilientes e adaptáveis ao futuro do mercado profissional.
“Para nós, que acompanhamos todo o processo de isolamento dos jovens durante a pandemia de Covid-19 e o retorno ao convívio presencial escolar no pós-pandemia, desenvolver as cinco competências socioemocionais mencionadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tornou-se um dos nossos alvos mais caros e preciosos”, destaca a profissional.
A BNCC, documento normativo que organiza o processo de aprendizagem nas redes de ensino do país, destaca a função da instituição escolar no desenvolvimento destas habilidades socioemocionais:
Sendo assim, para aprimorar as habilidades socioemocionais focando nos desafios do mundo atual, as escolas traçam percursos formativos e programas que ajudam os alunos a tomar decisões saudáveis para si e em prol da sociedade.
“A adaptabilidade, o espírito de equipe, a capacidade de autogestão das suas demandas e das demandas do trabalho serão requisitos fundamentais para a inserção do jovem no mercado de trabalho, assim como o olhar para o bem comum e o envolvimento com projetos comunitários, certamente, o tornarão um cidadão do século 21”, diz Sarah Willemes.
As habilidades socioemocionais são desenvolvidas a partir de projetos integrados, como nas oficinas do After School e na definição dos Itinerários Formativos, segundo a Coordenadora do Ensino Médio da Escola Carolina Patrício.
Com a grade integral, que inclui atividades curriculares e extracurriculares, os jovens têm a possibilidade de escolher cursos de seu interesse a partir das necessidades específicas em cada etapa da vida.
A Escola Carolina Patrício é referência na educação do Rio de Janeiro há mais de 40 anos, com educadores qualificados que contribuem com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos.
Atualmente, a instituição adota a plataforma My Life, que integra a comunidade escolar, e o Programa SOUL, de aperfeiçoamento e controle das emoções.
“Atividades individuais, atividades em grupo e incentivos a dar voz e vez aos alunos vêm permitindo esse sentimento de descoberta da importância das relações sociais construídas ao longo da adolescência e que serão determinantes para a constituição de um adulto consciente”, finaliza Sarah Willemes.
Este artigo mostrou qual é a importância das habilidades socioemocionais e como a escola consegue desenvolver essas qualidades. Aprimoradas desde cedo no ambiente escolar, as aptidões aprofundam o autoconhecimento e melhoram a relação do jovem com os familiares, os amigos e outros grupos sociais.
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