Notícias abr 10, 2024

Repertório sociocultural: o que é e qual a importância na escola

Componente educativo ajuda estudantes a compreender diversidade do pensamento humano.

O repertório sociocultural na escola é vital para a formação integral dos estudantes. Sabe por quê? Ao abranger conhecimentos, valores, tradições e práticas sociais, esse componente ajuda crianças e adolescentes a compreender e interagir com a diversidade do mundo.

Na contemporaneidade, em que a globalização e as tecnologias moldam as relações interpessoais, ampliar o repertório sociocultural torna-se ainda mais importante. Por isso, exploramos adiante o significado e a importância desse conjunto de saberes, assim como apresentamos as principais estratégias para ampliá-lo na escola.

Afinal, o que é repertório sociocultural na escola?

O repertório sociocultural na escola refere-se a conhecimentos, habilidades e valores adquiridos pelos estudantes por meio de suas interações com a sociedade em que estão inseridos.

Além disso, o componente envolve compreender e apreciar a diversidade étnica, linguística, religiosa e cultural, assim como aspectos históricos, artísticos e políticos que influenciam a comunidade local e global.

Por que desenvolver repertório sociocultural na escola?

Desenvolver o repertório sociocultural na escola é fundamental por diversos motivos. Primeiramente, contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de compreender e respeitar a diversidade cultural.

SAIBA O QUE É O FESTIVAL DE CÓDIGOS E LINGUAGENS

Igualmente, um repertório sociocultural amplo fortalece a identidade dos estudantes, promove a inclusão social e combate estereótipos e preconceitos. Também prepara os jovens para atuar com criatividade em um mundo globalizado, onde a interculturalidade e a comunicação são dominantes.

Como ampliar o repertório sociocultural na escola?

Para ampliar o repertório sociocultural na escola, algumas atividades podem ser adotadas:

O repertório sociocultural na escola prepara os estudantes para enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais plural e globalizada. Portanto, é imperativo que educadores e gestores invistam em estratégias que promovam a ampliação desse conhecimento, garantindo uma educação mais inclusiva e significativa.

Continue acompanhando nosso trabalho e saiba mais sobre educação e cultura seguindo nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram. Junte-se a nós e faça parte dessa jornada educativa!